Você está curtindo esta temporada de carnaval ou “sofrendo” com o barulho dos blocos em sua casa? Se a resposta for a segunda opção, os vidros laminados ou insulados – também conhecidos como vidros duplos – podem ser boas alternativas para lidar com problemas assim. Isso porque não apenas fornecem boa iluminação natural e economia de energia, como também conforto acústico. Mas primeiro é interessante saber como exatamente ele é capaz de “barrar” o som incômodo.

Como o vidro barra o som?

O que acontece é que, quando o som encontra a superfície de vidro, parte dele é refletida e parte é absorvida pelo próprio material. Para facilitar o entendimento, duas leis da física explicam a diferença de atenuação acústica entre vidros.

– Lei da massa: quanto maior a massa de um item, melhor seu desempenho acústico. Por ser mais pesado que os outros materiais, como a madeira, por exemplo, o vidro deixa passar menos som. Logo, quanto maior a espessura do vidro, maior seu isolamento.

– Lei de massa-mola-massa: um sistema isolante atua como uma mola, transferindo vibrações e fazendo com que as ondas sonoras percam poder de transmissão. Isso pode ser visto nos insulados, formados por duas placas de vidro com uma câmara de ar entre elas.

Usando vidros laminados na função acústica

É composto de duas ou mais chapas de vidro fortemente interligadas por uma ou mais camadas de resina. O conforto acústico se dá em função da espessura dessas camadas intermediárias.

Usando vidros insulados na função acústica

Formado por duas ou mais placas de vidro paralelas, separadas por um ou mais espaçadores, com suas bordas completamente seladas, o conforto acústico fornecido pelos insulados cabe perfeitamente em obras residenciais que sofrem com o barulho indesejado – não apenas no principal feriado do País.

Atenção ao sistema como um todo

O vidro sozinho não faz milagres. Tão importante quanto à escolha do tipo certo, são os demais elementos do conjunto, como ferragens, vedações e caixilhos. Ou seja, todos os componentes de uma janela ou porta interferem em seu desempenho acústico. De acordo com o especial Caixa Acústica, publicado nas edições de abril, maio e junho de 2015 de O Vidroplano, no caso de uma janela, a prova está nestes exemplos:

– O preenchimento do interior dos perfis com areia seca ou fibra cerâmica aumenta o desempenho em até 1 dB.

– Escovas e borrachas especiais podem gerar ganho de até 4 dB.

– Persianas próprias para insulados com palhetas de alta densidade barram cerva de 4 dB a mais do que modelos comuns.

– A aplicação de materiais pesados, como mantas de borracha de alta densidade, em caixas de persianas automáticas, melhora a atenuação em 4 db.

Todo cuidado é pouco na hora da instalação!

Então, nada de descuidar da escolha dos materiais para vedação, e do profissional que será responsável por sua instalação. Assim você se verá livre de barulhos, e, o melhor, ainda contará com segurança e muitos outros benefícios.

Os insulados, por exemplo, ainda oferecem privacidade, aproveitamento máximo da luz natural e controle da luminosidade, isolamento térmico e grande durabilidade. Leia sobre aqui.

No caso dos laminados, se houver quebra da placa, seus cacos permanecem presos, ajudando a evitar eventuais ferimentos ou a passagem de algo pelo vão. Encontre dicas aqui.

Fonte: ABRAVIDRO

Com uma equipe experiente e devidamente treinada, a Linde Vidros está sempre pronta para melhor atende-lo, desde o seu contato para compra, passando pelo setor de projetos até o pós-vendas.

Fale com a Linde Vidros e faça a escolha certa para seu projeto .


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *